top of page

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

 

REVISTA DE SAÚDE DA AJES (SAJES)

 

Atualizadas em Junho de 2014

 

INFORMAÇÕES GERAIS

- Os artigos para publicação devem ser enviados exclusivamente à Revista de Saúde da AJES (SAJES), não sendo permitida a apresentação simultânea a outro periódico, quer na íntegra ou parcialmente.

- Os manuscritos poderão ser encaminhados em português, espanhol ou inglês.

-Os manuscritos não necessariamente precisam envolver mais de uma área do conhecimento uma vez que a multidisciplinariedade da revista é definida pelo recebimento de manuscritos de profissionais, estudantes e pesquisadores de diferentes áreas da saúde.

- A submissão dos artigos deve ser realizada via e-mail: revistasajes@ajes.edu.br

- Após a submissão do artigo, a autoria não poderá ser modificada.

- O encaminhamento do manuscrito, anexos e o preenchimento de todos os dados são de inteira responsabilidade dos autores que estão submetendo o manuscrito.

- Também são de exclusiva responsabilidade dos autores, as opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos, bem como a exatidão e procedência das citações, não refletindo necessariamente a posição/opinião do Conselho Diretor e Conselho Editorial da SAJES.

- A Revista não assume a responsabilidade por erros gramaticais, e, assim, dá-se ao direito de solicitar a revisão de português aos autores.

 

TAXAS DE PUBLICAÇÃO

- Na Revista de Saúde da AJES (SAJES), não são cobradas taxas para a submissão e publicação de artigos.

 

PROCESSO DE JULGAMENTO DOS MANUSCRITOS

- Para publicação, além do atendimento às normas, serão considerados: atualidade, originalidade e relevância do tema, consistência científica e respeito às normas éticas.

 

- Os artigos enviados serão primeiramente analisados pela Comissão de Editoração em relação à adequação à linha editorial e às normas da revista, podendo, inclusive, apresentar sugestões aos autores para alterações que julgarem necessárias, por meio de um checklist. Nesse caso, o referido artigo será reavaliado. A decisão desta análise será comunicada aos autores. Posteriormente, a avaliação do artigo é realizada por dois consultores, membros do Conselho Editorial ou Ad-Hoc, convidados pela Comissão de Editoração. Os pareceres são apreciados por essa comissão que emite o parecer final, ou no caso de divergência entre os pareceres, solicita um terceiro parecer.

 

- O Conselho Diretor assegura o anonimato dos autores no processo de avaliação por pares, bem como o anonimato dos avaliadores e sigilo quanto à participação, o que lhes garante liberdade para julgamento.

 

- Os pareceres dos avaliadores serão disponibilizados on-line para o autor responsável pela submissão que terá o prazo de 15 (quinze) dias para atender as solicitações. Caso contrário, o manuscrito será ARQUIVADO, após envio de comunicado para todos os autores, por entender-se que não houve interesse em atender a solicitação para ajustes. Porém, se houver interesse ainda em publicá-lo, o artigo deverá ser submetido novamente, sendo iniciado novo processo de julgamento por pares. Os autores deverão manter seus e-mails atualizados para receber todas as comunicações.

 

- O autor, identificando a necessidade de solicitar uma errata, deverá enviá-la à Revista no prazo máximo de 15 dias após a publicação do artigo, e ficará a critério da Revista a decisão sobre sua relevância e possível divulgação.

 

METADADOS

O nome completo de TODOS os autores, por extenso, como os demais dados, resumo da biografia (afiliação completa e credenciais), categoria profissional, maior título universitário, nome do departamento e instituição de origem, endereço eletrônico, cidade, estado e país deverão constar SOMENTE nos metadados da submissão.

Portanto, o manuscrito deverá conter apenas o trabalho científico e não apresentar os nomes ou qualquer outra forma que identifique os autores.

 

AGRADECIMENTOS

- Os agradecimentos por ajuda financeira, assistência técnica e outros auxílios para a execução do trabalho não deverão ser mencionados no momento da submissão. Quando do aceite do trabalho, os autores serão orientados quanto ao esse aspecto.

 

DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA

- Os autores dos trabalhos encaminhados para avaliação deverão assinalar sua concordância com a "Declaração de Direito Autoral" do CREATIVE COMMONS, o qual consta no Passo 1 da Submissão. Ao clicar no ícone do CREATIVE COMMONS (This obra is licensed under a Creative Commons Atribuição- 3.0 Brasil) será aberta uma página que contém (em vários idiomas, inclusive o português) as condições da atribuição, uso não-comercial, vedada a criação de obras derivadas.

- Para manuscritos resultantes de estudos que envolvem seres humanos, a carta de aprovação do CEP (digitalizada ou em pdf) deverá ser anexada no momento da submissão no Passo "4 - Transferência de Documentos Suplementares". Ainda, os autores deverão indicar os procedimentos adotados para atender o constante da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e indicar o número do protocolo de aprovação do projeto de pesquisa e a data da aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Para os artigos oriundos de outros países, os procedimentos adotados serão os constantes na Declaração de Helsink (1975 e revisada em 1983).

- Declaração de Conflitos de interesse: Os conflitos dessa natureza são possíveis quando autores, revisores ou editores possuem interesses que não são completamente aparentes, mas que podem influenciar seus julgamentos sobre o manuscrito em questão. Tais conflitos podem ser de ordem pessoal, comercial, político, acadêmico ou financeiro. Dessa forma, no sistema de submissão do manuscrito, os autores devem reconhecer e revelar a presença ou não de conflitos que possam influenciar seu trabalho.

 

CATEGORIAS DE MANUSCRITOS

Editorial: de responsabilidade do Conselho Diretor da Revista, que poderá convidar autoridades para escrevê-lo. Limite máximo de duas páginas.

Artigos originais: são contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa científica, original, inédita e concluída. Limite máximo de 20 páginas. No mínimo 10 e no máximo 30 referências.

Artigos de revisão: compreende avaliação crítica e sistematizada da literatura sobre temas específicos. Deve incluir uma seção que descreva os métodos utilizados para localizar, selecionar, extrair e sintetizar os dados e conclusões. Limite máximo de 20 páginas. Sem limite de referências.

Artigos de reflexão: formulações teórico-discursivas com fundamentação sobre a situação global em que se encontra determinado assunto. Limite máximo de 15 páginas. No mínimo 10 e no máximo 25 referências.

Relato de experiência: relatos de experiências acadêmicas, profissionais, assistenciais, de extensão, de pesquisa, entre outras, relevantes para a área da saúde. Limite máximo de 15 páginas. No mínimo 10 e no máximo 25 referências.

Nota prévia: notas prévias de pesquisa, contendo dados inéditos e relevantes para a área de saúde. Espaço destinado à síntese de Dissertação ou Tese em processo final de elaboração. Deverá conter todas as etapas do estudo, seguindo as mesmas normas exigidas para artigos originais. Limite máximo de duas páginas.

 

PREPARO DOS MANUSCRITOS

Os trabalhos devem ser encaminhados em documento Microsoft Word 97-2010, fonte Times New Roman 12, espaçamento de 1,5 em todo o texto, com todas as páginas numeradas, configurados em papel A4 (210 x 297 mm) e com as quatro margens de 2,5 cm.

 

REDAÇÃO DO MANUSCRITO

Redação objetiva, mantendo linguagem adequada ao estudo, bem como ressaltando a terminologia científica condizente. Recomenda-se que o(s) autor(es) busque(m) assessoria linguística profissional (revisores ou tradutores certificados nos idiomas português, inglês e espanhol) antes de submeter(em) os manuscritos que possam conter incorreções ou inadequações morfológicas, sintáticas, idiomáticas ou de estilo. Devem ainda evitar o uso da primeira pessoa do singular "meu estudo...", ou da primeira pessoa do plural "percebemos...", pois em texto científico o discurso deve ser impessoal, sem juízo de valor. Os títulos das seções textuais devem ser destacados gradativamente, sem numeração.

 

ESTRUTURA DO MANUSCRITO

 

Títulos

Título do artigo (inédito, conciso em até 15 palavras, porém informativo, excluindo localização geográfica da pesquisa e abreviações) nos idiomas português (Título), inglês (Title) e espanhol (Título). Em caso do manuscrito ter origem em tese, dissertação, ou disciplina de programa de pós-graduação, deverá conter asterisco (*) ao final do título e a respectiva informação em nota de rodapé na primeira página. Essa indicação deverá ser informada somente na última versão do manuscrito, evitando a identificação da autoria.

 

Título de seção primária e resumo - maiúsculas e negrito. Ex.: TÍTULO; RESUMO; RESULTADOS.

 

O abstract e resumen em maiúsculas, negrito e itálico. Ex.: ABSTRACT; RESUMEN.

 

Título de seção secundária - minúsculas e negritas. Princípios do cuidado de enfermagem (seção secundária). Evitar o uso de marcadores ao longo do texto.

 

Resumo

Conciso, em até 200 palavras nos três idiomas, elaborado em parágrafo único, acompanhado de sua versão para o Inglês (Abstract) e para o Espanhol (Resumen), começando pelo mesmo idioma do trabalho. Deve ser estruturado separado nos itens: objetivo, método, resultados e considerações finais ou conclusões (todos em negrito). Deverão ser considerados os novos e mais importantes aspectos do estudo que destaquem o avanço do conhecimento na área de Saúde.

 

Descritores

Abaixo do resumo incluir 3 a 5 descritores segundo o índice dos Descritores em Ciências da Saúde - DeCS (http://decs.bvs.br) ou Medical Subject Headings – MESH (http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html). Cada descritor utilizado será apresentado com a primeira letra maiúscula, sendo separados por ponto e vírgula(;).

Não usar os termos: Palavras-chave, Keywords e Palabras-clave.

Usar: Descritores, Descriptors e Descriptores, respectivamente em português, inglês e espanhol.

 

Introdução

Deve ser breve, apresentar a questão norteadora, justificativa, revisão da literatura (pertinente e relevante) e objetivos coerentes com a proposta do estudo.

 

Método

Indicar os métodos empregados, a população estudada, a fonte de dados e os critérios de seleção, os quais devem ser descritos de forma objetiva e completa. Inserir o número do protocolo e data de aprovação do projeto de pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa. Deve também referir que a pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos.

 

Resultados e Discussão

Os resultados devem ser descritos em sequência lógica. Quando apresentar tabelas e ilustrações, o texto deve complementar e não repetir o que está descrito nestas. A discussão, que pode ser redigida junto com os resultados, deve conter comparação dos resultados com a literatura e a interpretação dos autores. Quanto à literatura, sugere-se a utilização de referências majoritariamente de artigos e atualizadas (dos últimos cinco anos) e sugere-se, ainda, utilizar artigos publicados na SAJES sempre que possível.

 

Conclusão ou Considerações Finais

As conclusões ou considerações finais devem apontar os achados mais importantes, comentar as limitações e sugestões para novas pesquisas.

 

ILUSTRAÇÕES

Poderão ser incluídas até cinco (gráficos, quadros e tabelas), em preto e branco ou colorido, conforme as especificações a seguir:

Tabelas - devem ser elaboradas para reprodução direta pelo editor de layout, inseridas no texto, com a primeira letra da legenda em maiúscula descrita na parte superior, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que foram citadas no texto, conteúdo em fonte 12 com a primeira letra em maiúscula A tabela não deve exceder duas páginas, sendo necessário respeitar as margens laterais de 2,5cm. 

Não usar linhas horizontais ou verticais internas. Empregar em cada coluna um título curto ou abreviado. Se abreviado, deve ser explicado abaixo da tabela por meio de asterisco.

Em caso de usar dados de outra fonte, publicada ou não, obter permissão e indicar a fonte por completo.

Figuras (fotografias, desenhos, gráficos e quadros) – devem ser elaboradas para reprodução pelo editor de layout de acordo com o formato da SAJES, inseridos no texto, com a primeira letra da legenda em maiúscula descrita na parte inferior e sem grifo, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que foram citadas no texto. As figuras devem ser elaboradas no programa Word ou Excel e não devem ser convertidas para os formatos JPEG, BMP, GIF ou similares.

Símbolos, abreviaturas e siglas - usar somente abreviaturas padronizadas. A exceção das unidades de medida padrão, todos os termos abreviados devem ser escritos por extenso, seguidos de sua abreviatura entre parênteses na primeira vez que aparecem no texto, mesmo que já tenha sido informado no resumo.

- Não é aceita a apresentação de apêndices (elaborados pelos autores) e anexos (apenas incluídos, sem intervenção dos autores). Esses podem ser submetidos junto ao manuscrito, mas não serão publicados junto ao artigo. Casos excepcionais devem ser reportados ao editor da SAJES.

- Utilizar itálico para palavras estrangeiras.

 

REFERÊNCIAS E CITAÇÕES

A Revista de Saúde da AJES (SAJES) adota a norma definida pela ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas para a apresentação das referência e citações dos manuscritos.

Na lista de referências, as referências devem ser apresentadas em ordem alfabética conforme a denominação do primeiro autor.

Quando o documento possuir de um a seis autores, citar todos os autores separados por vírgula. Quando possui mais de seis autores, citar todos os seis primeiros autores seguidos da expressão latina "et al".

 

 

 

bottom of page